segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os ternos (03) - cartomancia zotti



Três de Copas

Dentro da estrutura familiar zotti, o terno de copas representa a gestação - uma nova formação biológica e familiar, ligadas através dos laços sanguíneos. Na leitura oracular representava o ovulo fecundado e uma gestação concretizada (se acompanhada de valetes, esta gestação viria a desenvolvida e haveria um nascimento). Isso se dá, porquê todo naipe de copas estaria tradicionalmente ligada aos laços de sangue e família.
Atualmente, por conta de diversos fatores ao longo do tempo esta "gestação" pode ser simbólica, entretanto continuará a estar presente dentro do âmbito familiar, e não necessariamente biológica.
Quando acompanhada de naipes de espada, é importante observar, pois há riscos de que o que está sendo gerado possa sofrer um "aborto" ou interrompimento; ou possa ter acontecido por conta de uma violência (estupro) e no caso de situações simbólicas (uma vontade alheia forçando a natureza construtiva).
Os números impares sempre foram, em sua maioria "bem vistos" na cultura sarracena, e assim sendo eram sinal de bons agouros, mesmo que houvesse algum empecilho à vista.

Três de Paus

Este terno representa as Leis, ordens ou contratos, elaborados e firmados entre o meio familiar - geralmente conduzido pelo patriarcado ou liderança masculina.
Não se trata de leis "gerais" nas quais envolveria toda sociedade zotti, mas sim os ensinamentos e leis que regiam famílias peculiares; o que variava de um clã a outro. E só valeriam dentro do ambiente formulado e imposto. Estas leis eram transmitidas oralmente em ordem descendente. 
Atualmente, através do simbolismo moderno, podemos considerar que este terno se trata das regras impostas dentro da família através do pai ou irmão mais velho, em alguns casos: parentes masculinos com influência grande dentro da família.
As cartas que acompanham este terno podem sinalizar que tipo de "leis" estão sendo transmitidas ou impostas; e se, acompanhada de naipes de espadas, se há uma contradição a tais normas ou leis.

Três de Ouros

Este terno de ouros se trata de ganhos ou lucros advindos através de inúmeras formas. Quando este terno se apresentava em uma leitura, sabia-se que as negociações ou comercializações de bens trariam ganhos favoráveis a toda comunidade, não só no âmbito familiar. Uma carta que diretamente está associada simbolicamente a "sorte" ou ao "dom" de negociação entre os zott, no qual beneficiaria a todos - ambas as partes envolvidas na negociação.
Simbolicamente este lucro pode se tratar de diversos âmbitos, não só material (apesar de se tratar do naipe de ouros).
Para nossos ancestrais os ganhos materiais eram necessário por questão se sobrevivência, e não de acúmulo de bens. Mas atualmente, estes ganhos e lucros podem ser considerados como meio de economia - aquele bem ou "favor" que pode ser guardado para uso futuro.
Os naipes que acompanham este terno denotarão o meio pelo qual veio este lucro e ganho; acompanhado de naipes de espadas sabemos que podem ter vindo através de disputa ou meio ilícito.

Três de Espadas

Apesar da numeração ímpar ter uma conotação geralmente positiva, dentro deste naipe este terno denota uma fraqueza, desvantagem para o consulente. Como lidamos com polaridades na cultura zott, não há "bom" nem "mal", pois respeitando as Leis Universais : 'o que é bom para um, automaticamente é mal para o outro'. 
Este terno irá denotar que o consulente, apesar de estar lidando com uma situação de disputa, se encontra enfraquecido e a tendência é de desvantagem ou perda durante a batalha.
Os naipes que seguem este terno podem sinalizar em que aspecto se encontra estas disputas ou batalhas; e a recomendação é que se recolha para se fortalecer, pois se permanecer nesta ação a desvantagem pode levar a consequências desastrosas.
Como regra na leitura zotti (independente no método), todo naipe de espadas deve ser cortado (transpassado) por outra carta, e se no caso outro naipe se apresentar sobre esta carta podemos ter uma noção do desfecho da ação do consulente diante deste terno - como conselho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário