segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Jardim (20 do Lenormand)




O Jardim (20)

Este espaço, com toda certeza, é a extensão de nosso lar. É no Jardim que cultivamos e cuidados das mais belas flores e plantas para que nosso contato com a Natureza nos traga paz, tranquilidade e alegria.
Quando cuidamos de nosso jardim com amor e atenção nos sentimos orgulhosos e felizes pelo que a natureza nos proporciona. Portanto é fundamental que saibamos o que vamos plantar para que possamos colher os frutos, sejam físicos ou emocionais.
No jardim entramos em contato íntimo com nosso Eu. Refletimos, pensamos, descansamos, meditamos... E neste momento, este espaço pode ser também sagrado. 
Vamos salientar a diferença clara entre Jardim e parque (ambas representadas em alguns baralhos). O Jardim é pessoal, e de responsabilidade nossa. O parque é público e de responsabilidade coletiva/governamental. Apesar de icnograficamente serem semelhantes, a sutileza está em percebermos onde estamos: no nosso jardim, ou no jardim público.
No nosso jardim só entra quem for convidado, quem mereça ao nosso ver, experimentar a beleza que cultivamos ou experimentar os frutos de nossa colheita.
No jardim público (parque), somos responsáveis apenas pelo manuseio, mantendo o cuidado e conservação implícitas nas regras de 'boa convivência'.
Em ambos os casos, nosso contato com a natureza pode ser desafiadora: pois se passearmos por um jardim mal cuidado podemos nos decepcionar e nos ferir pelas ervas daninhas; e/ou em parques mal administrados estaremos sujeito a violência pública.
Vemos nesta carta a necessidade de 'nos encontramos'; uma carta que denota um momento de contato, seja ele público ou de fórum íntimo, com a natureza vegetal ou humana, em todos seus aspectos.
Assim sendo, é de extrema importância que venhamos a refletir: O que estamos plantando em nosso jardim? Quem convidamos a contemplar nosso esforço íntimo de mantermos belo e viçoso nosso jardim? Será que temos noção de que vamos colher o que plantamos?
E você? Como tem cuidado de seu jardim?

Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário