sábado, 8 de novembro de 2014

A Foice (10 do Lenormand)



A foice é o único objeto cortante, de fato, do lenormand; e como tal, tem exatamente este propósito. Mas, nem todo corte é prejudicial. Correto? Então vamos abordar alguns aspectos interessantes desta carta.
Se forem observar, a foice está sinalizada pelo naipe de ouros - extremamente positivo; diferente dos naipes de paus que dentro de uma interpretação alemã nos traz nossos desafios a serem superados.
Tecnicamente, a foice é um instrumento de colheita; seu uso destina-se exclusivamente a isso. Por isso seu poder de corte é limitado; ou seja - decepa os frutos sem afetar a raiz. Isso dá possibilidades para que a vegetação cresça novamente e dê novos frutos.
O uso da foice deve ser habilidoso, pois se não, ela pode ferir o instrumentista. É importantíssimo ter cuidado com a interpretação desta carta, pois comumente na linguagem popular associamos a foice ao instrumento da 'figura encapuzada da morte' e esquecemos dela nos campos de colheita de trigo. E por falar nisso (em trigo), é que temos geralmente a foice acompanhada por dois fardos de colheita em campos de cevada/trigo.
Esta carta simbolizará sim: cortes, decepamentos, limitações... Mas também, e principalmente : colheita, e/ou a necessidade de cortarmos algo (fruto) antes que ele estrague. A foice nos mostra claramente aquele velho ditado: "colhemos o que plantamos". Quando usamos a foice na plantação, acabamos por ceifar tudo à nossa volta: frutos, ervas daninhas, capim, etc. Ela não pensa, apenas segue o movimento de seu portador. E aí está o grande 'truque' implícito na carta: o corte se faz pela vontade própria e de uma ação pré-meditada.
Quando usamos a foice para algo que não seja nossa colheira, a transformamos em uma arma que pode ferir e matar. Nossa foice sempre deve estar preparada para sua prática usual, que é colher nosso fruto, e não o fruto do outro. Por isso quando a foice vem conotando que estamos sendo limitados, significa que outro está portando este instrumento para nos prejudicar.
Mas não se desespere! Estamos falando de uma foice e não de uma enxada; portanto, mesmo que colham nossos frutos sem nossa permissão, eles voltarão a crescer. :)
Quando lidamos com questões de saúde, esta foice pode representar o bisturi, ou necessidade e intervenção cirúrgica no aspecto ;)
A foice vai nos remeter a dois aspectos principais: colheita e cortes/limitações. É importante que entendamos primeiramente quem está portando a foice. Se a foice for do consulente, ele estará colhendo frutos. Se a foice for de um inimigo, ele estará armado para nos prejudicar.
Nunca vamos nos esquecer daquele provérbio chinês: "O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória!".

Para refletir:

Já afiou sua foice hoje para sua colheita?
Está deixando sua foice a toa para que seus inimigos a usem contra ti?
Sabe separar o joio do trigo pelo uso de sua foice?
Você não é a morte! Correto? Então não use sua foice para ceifar a vida profissional, emocional e social de ninguém.

Um ótimo dia, sem cortes, para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário