segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Árvore ( 05 do Lenormand)



Ah esta carta... sou meio suspeito para falar dela. Afinal minha ligação com flora e fauna é muito estreita, ou quiçá, quase um. (rsrsrsrs); os ciganos tem fortes ligações com ela, e no meu caso então vivi isso muito tempo da vida, com os ritos de meus ancestrais. Graças ao Universo, minha avó ainda vive entre nós com quase 100 anos, e ela plantava uma árvore para cada filho, neto, bisneto e tataraneto. ;)
Esta carta nos apresenta uma das mais obras primas da Natureza, a matriz de todo processo químico que nos fornece a fonte de vida, o oxigênio. Talvez, por esta e outras que esta carta esteja diretamente associada à Vida - Toda ela!
A primeira fonte de sobrevivência estruturada do homem foi a flora com seus frutos, depois veio a caça. A árvore está entre nós a milhares de anos nos fornecendo a sobrevivência; e como tal, sempre deve ser muito respeitada.
A árvore está presente em todas as culturas do mundo como símbolo profundo de cosmologia, princípios sacros e até profanos. Mas a sua natureza se estende a muito mais que tudo isso. Na árvore podemos explorar deste sua raiz até os seus mais recentes brotos. Esta obra de criação divina, além de nos fornecer o oxigênio necessário, também nos fornece o conforto através de seu 'sacrifício' - quando a utilizamos para construir nossas casas, nossos móveis, nossos remédios, nosso combustível biológico.
Temos na árvore uma síntese de todas as outras cartas do baralho. Sem ela, nenhum outro símbolo  lenormand sobreviveria. A árvore na leitura nos dá a dimensão dos aspectos mantenedores da interpretação conjunta de todas as cartas, pois simbolicamente seus galhos se entendem sobre toda a mesa de jogo. Nesta carta podemos explorar diversos aspectos da questão, desde sua semeadora até a colheita dos frutos; assim como nos colocamos diante dos cuidados para que esta árvore se mantenha sempre frondosa.
Além dos aspectos biológicos, químicos e físicos; ela também nos remete a diversos aspectos cosmológicos, espirituais, atemporais.
Sua composição é complexa e obedece as mais diversas regras Naturais da Vida, como as Leis da Gravidade, Leis Matemáticas, Leis da Física, Leis da Geometria Sagrada. A exploração da árvore transcende o aspecto meramente material e se estende as mais profundas teorias e processos inconscientes.  Uma carta que não representa apenas 'um vegetal'.
Nós, 13, 28 e 29 ( seres humanos) somos responsáveis diretos por a manutenção deste Ser; sua criação está conectada a Natureza, principalmente sob a fauna, os fenômenos naturais e os astros. Infelizmente, nem todos nós temos a consciência de mantenedores desta principal fonte de vida.
Apesar de sempre vermos esta árvore simbolizada como frondosa, é fundamental que percebamos que ela também pode estar em fase de deterioração - secando, morrendo, apodrecendo... E quem conhece bem este Ser sabe como é difícil recuperá-la, afinal ela também tem que cumprir seu ciclo natural; portanto, salvar suas sementes e replantá-la pode ser fundamental para a continuidade de seu legado.
A árvore na leitura pode simbolizar diversos aspectos; mas vou numerar alguns que considero importantes:
1- A sustentabilidade da vida humana.
2- A cura em relação à uma boa saúde, tanto física quanto emocional.
3- A nossa ancestralidade (conceito psíquico da árvore genealógica).
4- A procriação (tanto pelos frutos, quanto ao habitat natural da fauna).
5- A espiritualidade ( conceitos herméticos e filosóficos da Criação Divina).
6- Ao conhecimento ( conceitos de longevidade e Árvore do Sabedoria).
7- Justiça ( pelo equilíbrio de seus galhos, e também como cumpridora de sentenças - enforcamentos primitivos)
8- Vida e Morte ( sustentabilidade e sepulcro)

Se eu for numerar, com minha mente geminiana, vai longe... (rsrsrsrsr)

Agora, nossas reflexões:

Está mantendo sua 'árvore da vida' de maneira saudável?
Já abraçou uma árvore hoje e disse a ela quanto é grato pelo ar que respira? ( Sim! árvores ouvem.)
As vezes você já fez um filho, já escreveu um livro, e... já plantou uma árvore?
Limpa as raízes e troncos de árvores que encontra? Você pode estar ajudando nossa Irmã a sobreviver. (pense nisso)

Um ótimo dia frondoso, verde, e bem oxigenado para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário