sábado, 28 de junho de 2014

A Cleromancia



A cleromancia ou 'dadomancia' é um sistema oracular no qual alguns ciganos se utilizam. Assim como na cartomancia, existem diversas formas de se utilizar deste oráculo, que vai depender muito de região, cultura, clã, etc.
Atualmente, aqui no Ocidente, a prática mais comum se destaca nos métodos
Rom e Calom, apesar de existirem outros métodos. Eu particularmente utilizo o método sarraceno com Dados de 6, 8 e 12 lados.
A estrutura oracular da cleromancia se baseia na contagem de pontos a partir dos dados lançados e voltados para cima; no método zott (que utilizo) contamos também a numeração que se encontra por baixo dos lados - à base da mesa, subtraindo-os dos valores somados do lado de cima. Neste caso, a mensagem vem pela ancestralidade, como se fossem "mensagens espirituais".
Geralmente o número de dados lançados são em 3 unidades, e a contagem se dá pelos dados que caírem dentro dos limites de leitura - estipulado pelo oraculista. Este limite pode ser demarcado por símbolos, linhas ou quadrantes.
O primeiro lançamento se dá a partir de um recipiente - geralmente um copo de madeira ou couro, sobre o chão ou mesa, onde o consulente 'canta' (pronuncia) sua ancestralidade [Nome de família]. Eu utilizo um copo de couro e meus dados são acompanhados de moedas.
A interpretação é conduzida de acordo com os 'temas' apresentados no primeiro lançamento. Por exemplo: Se na primeira lançada a numeração corresponder a uma temática sobre o caminho financeiro do consulente, essa leitura deve ser continuada até que se esgotem a 'voz' dos Dados - que se dá pela presença de três numerários pares idênticos para cima ( método zott que utilizo).
Depois de esgotados as dúvidas do consulente em relação a este tema, partimos para outros aspectos. Sempre determinados pelos dados. Ou seja, a princípio, ou nos primeiros momentos, não é permitido ao consulente fazer perguntas.
Depois de esgotados todas as mensagens voluntárias dos Dados, aí sim o consulente tem a liberdade de fazer outras perguntas, caso haja ainda alguma dúvida.
A Cleromancia era uma prática oracular pertinentemente de uso masculino; assim como a Cartomancia era de uso feminino. Entretanto as mudanças e evolução dos aspectos oraculares levaram ambos os gêneros a utilizarem o que melhor lhe convém, e isso não desmerece o valor oracular do instrumento. O que realmente deve ser levado em conta é o conhecimento, seriedade e entrega na forma que este instrumento é utilizado.
Talvez, por respeitar ainda alguns aspectos tradicionais , eu uso a Cleromancia em conjunto com a Cartomancia. No meu caso, eu determino que tipo de Dado será utilizado em correspondência as cartas. Por exemplo: quando utilizo o Baralho Lenormand costumo usar os Dados de 6 lados e 5 moedas junto a minha leitura. Este aspecto varia de acordo com o que foi ensinado/passado ao oraculista, seja por mera intuição ou pelos próprios ancestrais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário