sábado, 30 de novembro de 2013

A Runa DAGAZ


DAGAZ / DAEG / DAG

“byth drihtness sond ... deore mannum,
Maere metodes leoth, … myrgth and tohiht
Eadgum and earmum, … eallum brice.”


O dia, mensagem dos Deuses, ... é querido aos homens:
A luz do Grande Senhor ... significa alegria e esperança
Para ricos e pobres, ... proveito para todos.


A runa final do alfabeto rúnico é Dagaz, “dia” / “alvorada”, um verso otimista acompanha esta runa que, em associação com versos de “Ing” e “lar”, contribuem muito para dissipar a melancolia do poema das runas “homem” e “água”. Nesse verso a luz que apareceu em todo o poema como um conforto na runa “tocha” e “teixo”, e como uma fonte de força na runa “sol”, “estrela” e “ing”, é finalmente identificada como emanante do bem mais elevado, como sendo uma mensagem para o homem.

As comunidades rúnicas, estavam instaladas na sua maioria no extremo norte, uma região de climas bem selvagens, onde o inverno é extremamente rigoroso, permanecendo por até nove meses castigando-os com temperaturas altíssimas, por este motivo o “sol” era tão importante e na maioria das vezes venerado como uma divindade que ia e vinha, trazendo calor e felicidade. Esta “luz do Grande Senhor” era esperada com grandes expectativas, e era um sinal de alegria e esperança.

Não era de se estranhar que uma runa tivesse essa associação. É importante ressaltar que Dagaz não se refere exatamente ao sol ou alvorada como estação sazonal, e sim como a luz que “aquece” e traz conforto. 


Apesar de serem um povo guerreiro e que veneravam até mesmo a morte pela honra, davam muito valor a vida, e abrir os olhos e ver a alvorada era sinal de uma nova vida, mais um dia, renovação. Portanto Dagaz é uma runa de extrema positividade, é a esperança de mais um dia em nossas vidas, onde teremos a oportunidade de mais conquistas.



Na leitura divinatória, pode significar:          



Plano material – sucesso, conquistas, promoção no emprego, novas atividades que gerem lucros. 
Plano abstrato – felicidade, bem estar, comunhão, equilíbrio, auto estima elevada. 
Plano sentimental – boa relação amorosa, novas relações afetivas, conquistas de boas amizade. 
Plano da saúde – boa saúde, cura. 

Plano espiritual – novas adorações, orações de agradecimentos, limpeza espiritual, comunhão mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário