sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Runa SOWELU

SIGEL / SOWELU

“semannum ... symble bith on hihte,
Thonne hi hine feriath ofer fisces beth
Oth hi brimhengest … bringeth to lande.”

O sol para o homem do mar é sempre esperança,
Quando cruza de barco o banho dos peixes
Até o cavalo-do-mar trazê-los para o porto.




Sigel, “sol”, fecha este aett. O nome rúnico sigel é interpretado (em alguns manuscritos) pela palavra “velum”, que significa “velejar”. Nesse contexto, sigel é o poder que dirige o barco sobre as águas; por outro lado, como o sol, ele é o farol que guia, cuja aparição significa bom tempo e uma viagem segura.

O verso poderia ser traduzido de um outro modo, onde sigel pode não se referir ao sol sob condição nenhuma, mas ao contrario, ser um nome para “pedra do sol”, um tipo de quartzo usado pelos noruegueses para a navegação. Diz-se da pedra do sol, que caso a levantarmos e olharmos através dela, isso revela a posição do sol através das nuvens. Um sentido literal de sigel é “jóia”. A tradução literal das primeiras linhas que sustentam a idéia de “pedra do sol” é : “ sigel, para os homens do mar sempre significa esperança, / quando eles “ a levam através dos banhos dos peixes...”.

O verso do “sol” é o primeiro verso rúnico no poema a mencionar o mar e os navios. Isso indica uma partida das preocupações anteriores do poema com a vida na sala e com a vida na terra circundante. A runa sigel introduz um novo conjunto de símbolos : peixes, navios e corpos celestes. Porém, não os introduz sem ligá-los aos símbolos já em uso. O sol em si foi ligado anteriormente ao verso da runa “estação”, onde é possível dizer que ele é descrito alegoricamente como “rei do céu”. O navio está ligado ao simbolismo do “cavalo do mar”. O navio é um cavalo bem diferente dos cavalos da runa “cavalgar” e das runas seguintes “ cavalo e arco”. O navio-cavalo é um cavalo selvagem, esperto e imprevisível; ele nem sempre é benevolente com seu senhor.

Outra linha desta estrofe e expressada ambiguamente : “on hihte” pode significar tanto “esperança” como “no alto”, assim a primeira linha pode ser alternativamente lida : “o sol (ou navegar) para o homem do mar está sempre no alto”, que significa que há sempre esperança para aqueles que se esforçam.



Na leitura divinatória, pode significar:



Plano material – conquistas materiais ( móveis/ imóveis ), promoção no emprego, fechamento de negócios, viagens a negócios.
Plano abstrato – ego, satisfação, auto estima elevada, segurança.
Plano sentimental – conquista amorosa, sedução, compromissos (noivado/casamento), novas boas amizades.
Plano da saúde – queimaduras graves, cautela a exposição solar, desgaste mental.

Plano espiritual – reconhecimento, sacerdócio, cura através das pedras, energização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário