segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Runa PERTHO

PERTHO / PEORTH / PERDRO

“byth symble ... plega and hlehter
Wlancum ... * … thar wigan sittath
On beorsele … blith aetsomme.”

* o arranjo métrico indica que há uma sentença ausente neste determinado trecho.

Uma sintonia... significa risos e jogos
Onde ...sentam-se os bravos no salão de banquete,
Juntos se alegram ... guerreiros, bebendo cerveja.




Há uma grande incerteza quanto ao significado exato da runa pertho, traduções como “peça de xadrez”, e “caixa de dados” foram propostas, mas nenhuma delas com muita convicção. Há porém, uma palavra celta, “port”, que significa uma melodia tocada em gaita de foles, uma palavra ainda corrente hoje, que se ajusta ao verso que acompanha a runa. A introdução da musica aqui não é arbitraria, como pode parecer a primeira vista. Um dos significados secundários de raido “cavalgar”, era a musica, e está claro a partir de fontes históricas que a musica teve grande importância como entretenimento nas salas dos nobres. “Melodia”, então parece a tradução apropriada, ainda que não certa. Yew, reintroduz o leitor na atmosfera interna da sala. “Sintonia” dá a discrição mais ampla dos entretenimentos que os homens davam aos outros e o prazer que sentiam na companhia de cada um deles.

Os risos e jogos entre os guerreiros nesse verso contrastam com o conforto da sabedoria descrito na runa da “boca”, e com a alegria da paz interior descrita na runa “tocha”. Isso também lança uma sombra dolorosa diante do colapso da amizade e de como nessas reuniões se conheciam as mais profundas intenções dos presentes; levando em conta que muitos jogos no século XIX eram tidos como instrumentos de revelação oracular, pode-se transparecer que pertho seja uma runa de “revelação”, o que nos deixa ainda sem nenhuma tentativa de suprir a lacuna na segunda linha desse verso, onde na métrica indica uma frase que está faltando.

Outra ligação dada a esta runa vem de descobertas arqueológicas referente aos ritos, pertho foi encontrada varias vezes ligada ao uso de feitiços e maldiçoes para as mulheres, acredita-se que esta runa esteja diretamente ligada ao útero, talvez pela sua grafia que se assemelha as trompas de Falópio.



Na leitura divinatória, pode significar:


No plano material – revelações positivas, gestação de um projeto, planos antigos devem retomar atividades, expansão de negócios, reuniões de negócios.
No plano abstrato – idéias, criatividade, equilíbrio.
No plano sentimental – descobertas do corpo, jogos eróticos, fetiches, mascaras que caem ( relação amorosa/ amigos), libido feminina.
Plano da saúde – vícios, tratamentos psicológicos, gravidez de risco, cura através de meditação e relaxamento.

Plano espiritual – sonhos, revelações mágicas, influencia mágica ( para mulheres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário