terça-feira, 17 de setembro de 2013

Runa GERA

GERA / AR / GER


“byth gumena hiht, ... thonne God laetech
Nalig heofones cyning, … hrusan syllan
Beorhte bleda … beornum ond thearfun.”


A estação é auspiciosa ... quando o rei do céu
Permite que os campos ... floresçam
Em radiosa ... abundancia para ricos e pobres.





Gera, “estação”, é colocada em contraste com as três runas precedentes de forma que a imagem de um ano que é três quartos inverno, e um quarto verão, surge dessa combinação. Estas quatro mostram uma unidade interna mais obvia do que qualquer outra seqüência rúnica no poema. “Hagalaz” relaciona as pedras de granizo à colheita de milho de Gera. Os grãos de gelo caem, derretem, e fazem os grãos da colheita surgirem, indicando a relação complementar que existe entre os elementos que compõe a criação.

A runa gera está diretamente ligada a influencia e a presença da Grande Mãe no contexto da natureza e de seus ciclos : germinação/ nascimento/crescimento/morte. Esta é uma runa que simboliza muito bem a complexidade da vida. Sua imparcialidade é absoluta, como podemos ver no verso : “ abundancia para ricos e pobres”, nesse momento observamos a “justiça” de forma simbólica sendo inclusa em sua interpretação.

Gera, tem uma ligação estrita com o aett de Freyr/fehu, por sua ligação com a prosperidade em abundancia favorecendo a todos com seus grãos, ou seja, alimentando-os. Deste forma, podemos ver também a prosperidade inclusa nesta runa, pois a prosperidade para os povos na comunidade rúnica era também a fartura de grãos e alimento à mesa. Assim sendo, Gera vem compensando todas as dificuldades que Hagalaz e Isa trouxeram com o rigoroso inverno, fazendo com que a vida retornasse a terra através da primavera e a chegada dos grãos pela colheita.




Na leitura divinatória, pode significar:



Plano material – período de colheita se próxima, conquistas profissionais, ganhos através de questões judiciais, fartura no lar.
Plano abstrato – imparcialidade, bondade, compaixão.
Plano sentimental – período de felicidade na relação, aventuras e viagens, chegada de novos amigos, conquista de bens e imóveis ( dentro da relação).
Plano da saúde – desgaste físico, tratamento homeopático, chás, ervas.

Plano espiritual – bênçãos, julgamento, carma, recuperação energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário