sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Orí - Orixá




Muitos desconhecem a grande importância do Orí dentro da cultura iorubá. Orí é tratado como uma divindade ( a divindade pessoal de cada ser - animal e humano). Orí literalmente significa "cabeça", que, conforme a cosmologia foi moldada por Obatalá, enquanto Ajalá forma a consciência e sela o destino.
Diferente dos outros Orixás, o Orí é próprio, individual; ninguém tem dois iguais. Por isso a importância na hierarquia litúrgica do culto; nada pode ser feito a qualquer orixá se Orí não permitir. Diferente de Exú, Orí só se preocupa com o Ser que ele domina, portanto não interfere em outro Orí. Podemos dizer alegoricamente que Orí seria a materialização do livre arbítrio de cada um.
A parte mais importante do Orí é chamada de "Orí Inu" - a consciência, na qual Iemanjá tem grande influência. Os ritos iniciais para o trato e culto do Orí se dá em uma cerimonia chamada Ebó Orí (oferenda a cabeça); na qual são pronunciadas rezas e cânticos destinado ao mesmo. Neste rito, tudo que agrada a cabeça do neófito é a ele oferecido, junto com alimentos litúrgicos a Obatalá (Oxalá) e Iemanjá, chamada de Iyá Orí (mãe de "todas" as cabeças).
Orí se destaca muito através do Odú Ossá, o qual detém a fonte de todo poder mágico-consciente da pessoa. Neste Odú, o nono do merindinlogum, Obatalá assegura que o próprio Orí é capaz de atrair e repelir a morte física do ser. O itán de Ossá a que se refere diz: "Nífa kí eni ma pàdánú `nkan, Ikú..." Seria como afirmar que nossa mente é capaz de tudo!




Preparar e cuidar do Orí é o mesmo que deixar a mente bem, tranquila e em paz. O culto a ele não leva a pessoa a se comprometer com nenhum outro Orixá. Seu assentamento é feito em um recipiente oco ornamentado de búzio ( símbolo da prosperidade iorubá), representando o crânio; e dentro, outros elementos que representam o cérebro humano. É aconselhável que sempre permaneça acima da cabeça da pessoa que o cultua; e deve sempre estar próximo a pessoa, ou seja, dentro de sua própria casa.




Orí ô! 
Orí mo pé Ô!

Orí eu te chamo !
Orí eu te saúdo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário