quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Transe ou Incorporação?

"Baixar o santo"? Que é isso? Particularmente considero horrível este termo. Na religião yorubá o fenômeno atribuído a este tipo de manifestação se chama Transe. Vamos lá para as diferenças, assim será fácil entender:



Transe - Estado alterado de consciência, provocado por uma hipnose induzida, através de instrumentos sonoros ou visuais. No caso dos ritos yorubá o som dos atabaques e instrumentos ritualísticos. 
O transe se dá com o consentimento do Ser, através da entrega psíquica  Durante o transe, a pessoa manifesta comportamento motores induzido pelo conhecimento adquirido a uma determinada função.



Incorporação - ou psico-praxia  é uma pratica adotada na doutrina espírita de Allan Kardec, na qual o médium permite que um espirito se manifeste através de seu corpo. É importante salientar que esse fenômeno ocorre com a interação do corpo espiritual e físico.

Em ambos os casos não há ausência da consciência do Ser.

(Texto de Luqiam Osahar - 16-01-2013)


Um comentário:

  1. Adorei o comentário. Muito importante falarmos sobre isso. Muitos acreditam não haver diferença entre os dois fenômenos. E o caso da ausência ou não de consciência ainda ér polêmico.

    ResponderExcluir