quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Imperador


A Carta do dia, a 4 - O Imperador.

Numerologicamente esta carta simboliza o quadrado, o sólido, tangível, tudo que é manifestado. Toda estrutura organizacional está contida nesta lamina. Para Jung, a quaternidade é a representação do fundamento arquétipo da psique - intuição, sentimento, sensação e pensamento.

É interessante ver o Imperador como um ser integrado por quatro aspectos fundamentais : Ser espiritual, Ser intelectual, Ser emocional e Ser físico, como era no Antigo Egito - onde a figura o Faraó -Imperador, continha todos estes aspectos, sendo até em algumas dinastias, considerado a personificação do De@s.

É um momento onde devemos canalizar toda nossa energia e pensamento para questões mais práticas, dedicando-se fundamentalmente a realidade de assuntos materiais. Assimilar-se ao Imperador é se autoproclamar como unica autoridade para mandar na nossa própria vida. Neste momento não devemos deixar-nos levar por opiniões de terceiros.

Vejo o Imperador como o "pai" do Louco, aquele que lhe ensina a respeitar seus limites. Mesmo em uma fase de crescimento e responsabilidades, onde deixamos de lado algumas questões como : amor e sentimentalismo; é importante conhecer nossos limites e não extrapolar na posição do Imperador, se não, podemos desenvolver uma posição auto-destrutiva, compulsiva e insegura - lembrando que todos os arcanos são bi-polares.

Para meu dia, percebo na imagem do Imperador, a mensagem de voltar a atenção para atividades mais praticas, colocar o material em ordem : rever as finanças, arrumar a casa, lavar a roupa, fazer compras...
Portanto, resolvi ficar em casa hoje o por a estrutura em ordem (rsrsrs).

Hoje não é dia de descanso! Afinal, aqui em casa o Imperador levanta do trono e também vai para a cozinha (rsrsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário