segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Homem - Tarô de Etteilla


Minha carta do dia hoje é a 5 do tarô de Etteilla.

Este conjunto de cartas foi publicado em Paris e Amsterdam entre 1783 1 1787 pelo então cartomante Jean François Alliette, que se autodenominava pelo pseudônimo de Etteilla. Ele afirmava que o tarô era originário do Livro de Thoth, um texto mágico que surgiu em 2170 a.C, durante uma convenção no Templo de Amon, em Mênfis -Egito. Conforme Etteilla, o tarô foi completamente distorcido com o passar dos milênios.

Carta 5 - O Homem

O Homem para os antigos egípcios, era a personificação de Rá, para os misticos de Mênfis somos perfeitos, desde que sigamos as regras da evolução para atingir as bençãos de uma vida eterna.
A carta representa um homem, aparentemente pré histórico, se apoiando em um cajado. entretanto ele se coloca numa posição elegante, confortável; ou talvez, descansando de uma longa viagem pela estrada atras dele representada.
Cercado pela Ouroboros , simbolo da eternidade e continuo movimento, sua jornada não termina. Ainda há longas tarefas a serem feitas, ou algumas conquistas o aguarda. Pela visão de Etteilla, o Homem - carta 5, representa a vitoria, momentos favoráveis e talvez alguma viagem.

Esta cara me lembra muito o Mundo do tarô convencional, a presença de alguns símbolos em comum, como o Ouroboros, e as quatro figuras que cercam a figura central; entretanto, diferente do Mundo, que tem as figuras como representações dos 4 elementos primordiais, o Homem de Etteilla, possui quatro mamíferos interessantes; que, se forem considerados como simbolismo antigo, podemos ter a Leão [ como sinal de realeza e poder], o Cavalo [ sinal de conquista e viagens], o Elefante [ simbolo da inteligencia] e o Touro [ claro sinal de espiritualidade, levando em conta o animal sagrado no período da Era de Touro, pelos egípcios].

Sendo assim, temos uma lâmina completa, indicando claramente os poderes necessários para o progresso e evolução do homem, tanto no físico como no espiritual.

Todo dia tenho o habito de "tirar" uma carta, aleatoriamente da minha coleção de cartas - acho que vou começar mesmo a postar isso aqui (rsrsrs). E hoje, fiquei muito feliz em ter tirado o Homem. Posso até pressentir que meu dia terá um sabor especial. Talvez, quem sabe, tenha inspiração para concluir alguns projetos. Como geralmente, nas segundas estou de folga, um dia para mim, vou refletir sobre esta lamina e fazer algo diferente.

Eu particularmente, acredito muito no potencial humano, e considero que a auto estima e confiança sejam atributos instintivos e de um valor especial para que possamos fazer de nossa vida puro sucesso. Lembrando, é claro, que temos também nossos "defeitos" ou melhor dizendo "nossas qualidades não trabalhadas"; mas, de qualquer forma, uma coisa é certa : " ...Cada Ser em si, carrega o dom de ser Capaz e ser Feliz ..." ( Almir Sater)

Para todos meus seguidores e leitores : Um ótimo dia, acompanhado dos atributos perfeito do Homem de Etteilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário